RIAN NICOLAU ADVOCACIA

FILA DO INSS ULTRAPASSA 2 MILHÕES DE REQUERIMENTOS E DEMONSTRA SOBRECARGA NO SISTEMA DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS

A fila de espera para a concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ultrapassou, em dezembro de 2024, a marca de 2,042 milhões de requerimentos pendentes, registrando o maior volume em anos. Os números divulgados em abril de 2025, pelo Portal da Transparência Previdenciária, reforçam a crise de capacidade operacional do sistema previdenciário brasileiro.

Desse total, 1.013.474 correspondem ao chamado estoque previdenciário, ou seja, pedidos iniciais de aposentadorias, pensões e auxílios. Outros 408.569 requerimentos são referentes a benefícios assistenciais (BPC), voltados a pessoas com deficiência e idosos de baixa renda. Há ainda 317.092 processos em exigência com o segurado, quando o INSS aguarda documentos ou informações adicionais do solicitante, e 302.881 são pedidos reiterados, ou seja, feitos novamente após uma negativa anterior.

Além do aumento na quantidade de processos acumulados, o tempo médio de concessão também cresceu, passando de 39 dias em novembro para 42 dias em dezembro de 2024, superando a média-alvo de 30 dias estipulada para o primeiro semestre de 2025. Embora o prazo legal seja de até 45 dias, muitos segurados relatam esperas muito mais longas, sem retorno por parte do instituto.

A demora na análise e liberação dos benefícios atinge milhões de brasileiros, especialmente os que dependem financeiramente dos valores para suprir necessidades básicas. A demora afeta não só aposentadorias, mas também auxílios-doença, pensões e os benefícios assistenciais.

Até o momento, nenhuma nota oficial foi emitida pelo INSS sobre o crescimento da fila ou sobre o atraso na divulgação dos dados. Especialistas apontam a falta de servidores, gargalos no sistema de análise automática e alta demanda como os principais fatores que alimentam o acúmulo de pedidos.

A expectativa é que medidas estruturais e emergenciais sejam adotadas para reduzir esse volume e evitar que o problema se agrave ainda mais nos próximos meses.

Gostou de ler esta notícia?

Aproveite e compartilhe essas informações com todos os seus amigos e conhecidos.

Quer saber de alguma informação sobre os benefícios do INSS ? Clique no botão abaixo!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *