Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão começar a receber o 13º salário a partir do dia 24 de abril. O pagamento será realizado de forma antecipada e dividido em duas etapas, conforme anunciou o Ministério da Previdência Social.
A primeira parcela será depositada entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Já a segunda parte do abono está programada para o período de 26 de maio a 6 de junho.
A medida, que beneficiará cerca de 34,2 milhões de segurados, foi oficializada por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi,na última quinta-feira (3).
Como funciona o calendário de pagamentos?
As datas de depósito variam conforme o número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador (aquele número após o traço), recebem primeiro os beneficiários que ganham até um salário-mínimo. Veja na imagem abaixo os cronogramas:

Quem não recebe o 13º do INSS?
O valor não é pago a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) — voltado a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda — nem àqueles que recebem a Renda Mensal Vitalícia.
Como verificar o valor e as datas do seu pagamento?
Para consultar as informações do 13º salário, siga os passos abaixo:
- Acesse o portal ou o app Meu INSS;
- Faça login com seu CPF e senha;
- No menu principal, clique em “Extrato de Contribuição”;
- Baixe o PDF com os detalhes do seu benefício.
Precisa de mais informações? Fale com um advogado especialista em Direito Previdenciário de sua confiança e tire suas dúvidas!
Gostou de ler esta notícia?
Aproveite e compartilhe essas informações com todos os seus amigos e conhecidos.
Até a próxima!