Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam estar sempre alertas para não caírem em golpes. Entre as várias fraudes possíveis, uma nova ameaça tem sido reportada: supostas inclusões em uma “lista de benefícios negados” pelo INSS. O alerta surgiu após um segurado do Rio de Janeiro ser informado sobre uma ação judicial em seu nome devido a um suposto “indeferimento” de benefício, que foi notificado por um oficial de justiça. A ação alegava que o pedido do segurado havia sido recusado e que seu nome constava em uma lista de benefícios indeferidos pelo INSS.
Flávio Souza, coordenador de Gestão de Benefícios (Coben) da Superintendência Regional do INSS no Rio de Janeiro, explicou que o instituto foi notificado judicialmente para se posicionar sobre a suposta lista. Segundo Souza, o INSS respondeu desconhecer qualquer lista pública de benefícios negados que permita o acesso a terceiros aos dados dos segurados. Ele esclarece que as informações sobre concessões de benefícios são fornecidas apenas aos segurados ou aos seus representantes legais.
O coordenador também reforçou a importância de os beneficiários tomarem cuidados extras com seus dados pessoais para evitar fraudes, salientando que o INSS não compartilha informações confidenciais com terceiros. A comunicação oficial do INSS com seus segurados é feita por meio de SMS, notificações por aplicativos, o site Meu INSS, ou por carta, telefone, ou rede bancária. Souza alerta: “Somente os segurados ou seus procuradores têm acesso aos dados. Por isso, desconfie sempre de terceiros oferecendo serviços em nome do INSS.” Denúncias podem ser feitas no canal Fala.Br ou pelo telefone 135, e a polícia deve ser acionada se necessário.
Souza ainda lembra que todos os serviços do INSS são gratuitos e podem ser acessados diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS, sem intermediários. Caso o segurado precise de ajuda, é importante buscar uma pessoa de confiança, e no caso de advogados, confirmar o registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
QUAIS AS OUTRAS MODALIDADES DE GOLPES EXISTENTES ?
Outros tipos de golpe que aposentados e pensionistas enfrentam incluem o phishing, o roubo de identidade e o uso de documentos falsos ou manipulados. Para conter essas fraudes, o INSS adota medidas preventivas, como bloqueio de créditos suspeitos e avanços em tecnologia, incluindo o uso de Inteligência Artificial, para monitorar irregularidades e reportar casos às autoridades para investigação.
SE PASSANDO POR SERVIDORES
Um golpe comum é o de pessoas se passando por funcionários do INSS e solicitando fotos e documentos na casa dos beneficiários. Em caso de abordagem desse tipo, a recomendação é não fornecer qualquer informação.
PHISHING
Outro método frequente é o phishing, em que criminosos enviam mensagens falsas para capturar dados pessoais dos segurados.
ROUBO DE IDENTIDADE
Golpes também incluem a criação de documentos falsos ou de titulares fictícios, em que quadrilhas criam identidades falsas para obter benefícios previdenciários indevidos.
TITULAR FICTO
Por fim, há o roubo de identidade, no qual criminosos utilizam dados pessoais para solicitar benefícios de maneira fraudulenta.
POR QUE CHECAR OS CANAIS OFICIAIS DO INSS FAZ TODA A DIFERENÇA?
Manter-se informado pelos canais oficiais do INSS não só garante o acesso seguro às informações, como é uma forma de se proteger contra fraudes e golpes. Ao consultar fontes oficiais — como o site Meu INSS, o aplicativo oficial, o telefone 135, ou os canais de notificação autorizados — o segurado tem a certeza de que está lidando diretamente com a instituição, sem intermediários ou terceiros que possam distorcer as informações ou cobrar por serviços que são gratuitos.
CONCLUSÃO
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